Belo Horizonte, .
 


Inflação

.: IGP-M APRESENTA QUEDA
DE 1,84% NOS PREÇOS EM MAIO

sem imagem

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou uma deflação de 1,84% em maio deste ano. Essa queda é mais acentuada em comparação com o mês anterior, que teve uma deflação de 0,95%. Em relação a maio de 2022, houve uma inflação de 0,52%.
Com esse resultado, o IGP-M acumula uma queda de preços de 2,58% desde o início do ano. Em um período de 12 meses, a deflação acumulada chega a 4,47%. No mesmo período do ano passado, o índice acumulava uma inflação de 10,72% em 12 meses.
A queda da taxa de abril para maio foi impulsionada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registraram uma deflação de 2,72%, a maior queda de preços da série histórica. Em abril, a deflação havia sido de 1,45%.
Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registraram, em maio, aumentos de preços mais expressivos em comparação com as taxas de inflação de abril.
O IPC subiu de 0,46% em abril para 0,48% em maio, enquanto o INCC passou de 0,23% para 0,40% no mesmo período.

 

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial